.

Ciência e Tecnologia

Anatel pretende acabar com os códigos de operadora

Publicado

em

Anatel-pretende-acabar-com-os-códigos-de-operadora

Outra vez a anatel tem a inteção de mudar a sequência de números fixa do território nacional. Assim, essa medida surge com o objetivo de acompanhar as alterações que estão próximas, facilitando a vida dos usuários. Então será realizar uma consulta pública pelo período de quarenta e cinco dias, com o objetivo de colocar em pauta a mudança. O mais interessante é que essa pesquisa ficará aberta para qualquer um que tiver interesse, então será possível ler ao documento que contem 16 propostas e expor sua opinião a respeito. Uma das medidas que pode mais interferir no modo como você realiza ligações é a possível futura dispensa do identificação do código de operadora.

A iniciativa foi divulgada por Emmanoel Campelo, conselheiro relator, que apontou as combinações possíveis dos número, já levando em ciência os números que já são utilizados. Porém, ao que tudo indica, mesmo diante desses novas cem milhões de combinações serão insuficientes tendo em vista a imensa procura. Pode ser encontrado no texto também demais propostas como a extinção do código de operadora para aquelas chamadas que são realizadas há muita distância. Dessa forma, essas ligações seriam muito mais facilitadas, dispensando o uso dos confusos códigos de operadores nos DDD e DDI.

Mais novidades

A extinção desses códigos seria um caminho natural para a telefonia brasileira, mas que com essa medida acaba recebendo um catalisador. Até porque atualmente existem situações em que algumas ligações desse tipo funcionam perfeitamente sem o uso do Código de Seleção de Prestadora (CSP). Isso porque o sistema por si acaba realizando o restante da tarefa. Vale apontar também que a Anatel tem a intenção de fazer critérios particulares para as chamadas de emergência, sendo elas polícia (190), SAMU (192) e bombeiro (193). Sem contar o fato de que a Anatel quer colocar números 400x, 0300 e 0500 como prefixos brasileiros a mais.

Publicidade

Destaque